Parto na água

Você sabe como é um parto na água?

O parto na água consiste no nascimento do bebê com a mãe imersa em água, numa banheira. É uma forma de nascer muito antiga. 

Como é realizado?

A gestante é colocada numa banheira repleta de água morna (a temperatura deve ser mantida entre 36 e 38°C para manter o conforto materno e evitar desidratação ou superaquecimento) durante o trabalho de parto.

Geralmente, ela entra na banheira quando o trabalho de parto progride e a dor aumenta.

A grande vantagem do parto na água não é o nascimento em si do bebê, mas sim o relaxamento muscular profundo e o alívio da dor que a gestante em trabalho de parto sente ao ficar imersa em água morna, principalmente quando associado a hidromassagem. 

Ocorre uma sensação de bem estar, relaxamento mental e diminuição da ansiedade, com participação ativa da gestante no processo do nascimento.  

Além disso, quando a gestante está imersa na água, ela fica num estado agravitacional relativo e consequentemente não ocorre alterações na circulação do sangue para a placenta e na oxigenação do bebê com as mudanças de posição materna.

O pai pode participar?

Sim. Ele também pode entrar na banheira, se desejar, ou participar, junto do profissional que assiste ao parto, do nascimento de seu bebê.

 

parto na água

Dúvidas?
Entre em contato!

Agendamentos

Telefone | WhatsApp

(53) 98478-2208

Localização

Lótus Clínica Médica

Rua Barão de Santa Tecla, 583, sl 402, Centro. Pelotas/RS

(O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Dra. Fernanda Laranjeira Mendonça e as informações contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico. Todo o conteúdo do site está dentro das regras de publicidade médica do CFM- Conselho Federal de Medicina)